Roacutan vale a pena?

By wendhll - 13:27

Tem efeitos colaterais? Quanto custa? Posso usar? 


Oi meus amores, como 'cês' tão? Espero que bem!

 Hoje vim falar sobre a famosa droguinha milagrosa, aquela que tira espinhas e cravos sabe? A Isotretinoína, ou popularmente conhecida como Roacutan.
 Aqui estão as respostas de algumas dúvidas frequentes sobre o medicamento.

Posso tomar?

 O medicamento é recomendado para pessoas que possuem lesões severas de acne que não apresentaram melhora com outros tratamentos, como o uso de pomadas ou comprimidos.

Como faço para começar a tomar?

 Para saber se precisa da medicação é necessário consultar um dermatologista, que verá a gravidade das lesões e pedirá exames de sangue para saber se está saudável para tomar.

Quanto custa?

 Em média de 100 a 200 reais, mas pode variar de acordo com a região que você mora, a dosagem, a empresa que faz a medicação e também a farmácia.

Tem de graça?

 Sim, a partir de programas universitários, mas para isso é necessário ter certa renda per capta e entregar certa documentação, ou seja, bastante burocracia.

Qual o tempo de tratamento?

 Isso varia de acordo com seu peso e com a gravidade das leões da acne. Por ex: eu peso 50kg e as espinhas não eram tão severas, então meu tratamento durou 6 meses.

Tem efeitos colaterais?

 Sim, vários. Esse com certeza é um bom ponto a se considerar antes de começar a tomar o medicamento. 
 Durante o tratamento pode acontecer: anemia, irritação do olho, olhos secos, coceira na pele, ressecamento dos lábios, dores musculares, dores de cabeça, presença de sangue na urina, mudança de humor repentina e dor nas articulações. Este medicamento pode causar aborto ou má formação fetal. Nos piores casos podem ocorrer crises depressivas e pensamentos suicidas.

 Tem alguma restrição?

 Sim, várias. Por isso fiz uma lista com as principais delas:

1- Engravidar. Sim, isso mesmo, as mulheres que tomam esse medicamento e tem uma vida sexual ativa tem que ter muito cuidado para não engravidarem. O medicamento causa graves defeitos na face, nas orelhas, no coração e no sistema nervoso do feto.

2- Ingerir Álcool. A isotretinoína é muito forte, tanto que danifica o fígado. Juntar o ruim com o desagradável é esperar pelo pior né? Bebida durante o tratamento não!

3- Ficar exposto ao sol. O medicamento deixa a pele muito sensível, ou seja, é recomendado fazer o tratamento durante o inverno, pra não ficar tão exposto ao sol e além disso usar muito protetor solar.

4- Fazer tatuagens ou piercings. Como dito no item anterior, a pele fica extremamente sensível e dificulta a capacidade do corpo de cicatrizar machucados.

5- Alimentação ruim. Durante o tratamento é recomendado manter uma dieta saudável, cortando as gorduras e tudo aquilo que não faz bem e ingerindo muitas frutas, verduras e alimentos saudáveis.

6- Espremer espinhas ou cravos. Isso não deve ser feito nem fora do tratamento,pois acaba agravando a situação e dificultando o estado de normalidade da pele.

Essas são algumas das limitações envolvidas no tratamento. Para não parecer história pra boi dormir, aqui embaixo estão algumas fotos tiradas antes, durante e depois do tratamento.


Como pode ser visto na foto do primeiro dia, eu tinha muitas espinhas pequenas concentradas na testa e bochecha, junto de algumas espinhas internas.

 No 5º dia de tratamento a fase da piora já tinha começado, a fase da piora é a parte em que seu corpo elimina todas as espinhas que você teria em certo tempo.

Durante o 1º mês eu havia ido muito à praia, a pele estava irritada e com bastante espinhas. Ainda na fase da piora.
 No 2º mês que a minha boca começou a ressecar pra valer, mas em compensação as espinhas já estavam concentradas em lugares específicos e não espalhadas pelo rosto.

Já no 3º mês houve uma pequena diminuição da quantidade de espinhas, junto da coloração vermelha.

Depois do 4º mês algumas espinhas começaram a secar, deixando somente marcas de lesão. A fase da piora havia acabado.


No 5º mês as espinhas começaram a desaparecer, ficando somente algumas.

Ao final do 6º mês haviam somente marcas, sem espinha alguma.

Hoje, no 8º mês, 2 meses após o término do tratamento as marcas se tornaram bem suaves.

Atualmente é raro eu ter alguma espinha, se tenho é minúscula,indolor e some em três dias, bem diferente de como era antes do tratamento.
Ainda tenho manchas por conta do histórico de espremer espinhas antes do tratamento e da lesão causada pelo sol. Pra acabar com elas é necessário fazer tratamentos específicos como micro-agulhamento ou peeling.

Recomendo?

 Sim, e muito! Mas antes de pensar em consultar o dermatologista como se fosse a única solução é bom tentar outros tratamentos, com uso de pomadas ou produtos tópicos. Também é preciso ficar ciente das coisas que não podem ser feitas durante o tratamento e se perguntar se aguenta se privar de tais coisas.
 Os sintomas colaterais são muitos! A bula do medicamento é gigante e se eu fosse você lia ela (tem disponível online) com muita atenção!
 Se o problema for o dinheiro, reconsidere, você pode gastar 1000 reais durante o tratamento por exemplo, mas é efeito garantido. Já com produtos de uso tópico não é tão garantido e pode acabar lhe saindo o mesmo valor ou até mais caro.

Cada caso é um caso, por isso consulte um dermatologista antes de qualquer coisa e pesquise sobre! 
Espero ter lhe ajudado! Caso conheça alguém que quer fazer mas não teve suas dúvidas sanadas, mande esse post pra ele, pode ajudar.

Obrigado por ler, fique bem e até a próxima!

-Wendhll






  • Share:

You Might Also Like

0 comentários